© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

17/06/04

QUEM PENSA, AINDA?

a norte do meu pensamento, vive a minha essência
a sul, a minha esperança meditabunda
no centro de tudo, está o meu corpo decalcado
e eu apenas pairo, algures, numa ideia humana
pensar, é um acto cada vez mais restrito
os pobres não pensam há já muito tempo,
desde que são pobres
os ricos, porque pensam que pensam, na verdade
nunca pensaram; o dinheiro adormeceu-lhes
os sentidos
os que foram pobres, outrora, e que agora
pertencem ao clã dos novos-ricos, nem sequer
tem pensamento
os que deixaram de ser ricos, sendo agora pobres,
limitam-se a chorar, indolentemente, à caridade
quem pensa, afinal?
quem luta, ainda?
mentes organizadas, não pensam
mentes politizadas, não pensam
mentes militarizadas, não pensam
mentes religiozadas, não pensam
mentes radiografadas, não pensam
mentes padronizadas, não pensam
quem pensa, afinal?
os mortos!, sim, os mortos porque o corpo
está morto: são os livres-pensadores.

1994.03.20

Sem comentários: